Empréstimo com garantia: como funciona o refinanciamento?

09/07/2020

Financiamento de imóvel e de veículo quase todo mundo conhece. É quando você pega dinheiro emprestado para comprar carro, moto, casa ou apê. Mas e o refinanciamento desses bens, você sabe direitinho como ele funciona? Aprenda!

Fazer a reforma do cafofo, sair das dívidas, levar as crianças para conhecer a Disney... Todo mundo tem um sonho que deseja muito colocar em prática. Quando a grana está curta para que ele vire realidade, um empréstimo pode ser a solução para deixar as contas em dia, se programar e, finalmente, tirar os planos do papel! (Ou, pelo menos, sair do sufoco).

Além do crédito pessoal - que é superprático e não pede nada em garantia -, quem está na busca por um empréstimo pode contar com várias outras opções, entre elas o refinanciamento de imóvel ou de veículo. Disponível somente para quem tem esses bens quitados (ou prestes a serem quitados) no próprio nome, elas têm como vantagem a liberação de créditos mais altos, por taxas de juros menores e, muitas vezes, com mais prazo para pagar.

Parece vantajoso, não é mesmo? E, de fato, ele pode ser! Mas, para isso, é preciso saber tim-tim por tim-tim como o empréstimo com garantia funciona, para quem ele costuma ser liberado e em quais situações ele é mais indicado.


O que é refinanciamento de imóvel ou de veículo?

O termo pode até soar estranho, mas, na prática, o refinanciamento é simples de entender. Funciona assim: ao pedir esse tipo de empréstimo, em vez de dar somente sua palavra na assinatura do contrato, você deixa um imóvel ou veículo como garantia de pagamento. Por isso mesmo, outro nome para o refinanciamento é empréstimo com garantia.

A partir da assinatura do contrato, seu bem fica em nome do banco ou instituição financeira com quem você pegou o crédito. Mas calma! Só temporariamente, até que você quite o valor do empréstimo. Até lá, pode continuar na sua casa e usar seu carro normalmente. Só tome cuidado para não atrasar e fazer em dia o pagamento das parcelas.